5 coisas que você precisa saber ao contratar um emissor de NFS-e

Nós já comentamos aqui sobre a série de benefícios que a automação das notas fiscais pode trazer para o seu negócio. Com a emissão automática, você economiza tempo, dinheiro e os riscos de erros no cálculo dos impostos pagos na nota fiscal são praticamente zero. Além de ter a garantia de estar em dia com as obrigações fiscais.

Mas esses benefícios só serão, de fato, vantajosos, se o software utilizado pela empresa for de confiança e entregar as reais vantagens de se ter um serviço para emissão de notas fiscais. Neste post vamos falar sobre o que você deve prestar atenção na hora de contratar um software.

A importância de contratar um bom software de emissão de notas

Quando você decide automatizar sua emissão de notas fiscais confere a uma empresa (prestador de serviços) a responsabilidade de cuidar de uma parte importante do seu financeiro, que são as notas fiscais. A emissão desses documentos é importante em diversos âmbitos.

Do pagamento de impostos (obrigação fiscal) até a garantia de entrega e recebimento de um serviço prestado, a nota fiscal é importante para a sua empresa. Portanto, deixar de lado o processo manual e incumbir a automação a um software precisa ser feito da melhor forma.

Opte por um emissor que preze pelo funcionamento constante do sistema, que invista em funcionalidades que vão facilitar o uso do software e integre com ferramentas presentes no dia a dia da empresa e com os municípios atendidos por ela. Nós listamos algumas das principais coisas que você deve avaliar ao contratar um sistema.

O que você precisa saber antes de contratar um software

Mais do que a ‘simples’ emissão, existe uma série de coisas que você precisa saber se a empresa prestadora de serviços oferece, antes de contratá-la, para garantir que a entrega da ‘emissão de notas fiscais’ seja completa. Veja quais:

Armazenamento

O armazenamento das notas fiscais pelo período de cinco anos é uma obrigatoriedade estipulada pelo governo. Portanto, cada nota que sua empresa emite precisa ser armazenada e, acredite, tem empresas que imprimem uma a uma e guardam em caixas espalhadas pelo escritório.

Uma bom software de emissão de notas fiscais oferece o armazenamento sem precisar imprimir.

Retentativa

A instabilidade na prefeitura pode acarretar na ‘rejeição’ da nota na hora de emitir. Se a nota for rejeitada, ela terá que ser emitida manualmente. Só que não faz sentido você contratar um emissor se for precisar fazer na mão, não é? Mesmo que seja uma ou outra nota.

Portanto, verifique se a empresa que você está contratando oferece a retentativa – essa função tenta emitir a nota até o sistema da prefeitura voltar ao normal.

Suporte

No caso de surgirem dúvidas sobre a plataforma, a emissão de uma nota ou outras funcionalidades, é importante ter uma empresa que oferece um bom suporte. Pesquise se a empresa que você vai contratar oferece um atendimento qualificado. Assim você evita ter problemas posteriores.

Integrações

É importante que a empresa ofereça integração com o maior número de prefeituras possível. Afinal, se você pretende escalar seu negócio e vender para todo o país, precisa estar preparado para atender seus clientes e isso inclui a emissão de notas fiscais de serviço.

Estabilidade

Alguns sistemas de emissão são instáveis e isso prejudica a empresa de diversas formas: o financeiro fica ‘parado’ porque precisa da nota, o cliente deixa de pagar porque também precisa da nota para liberar o pagamento e etc. Por isso, contrate um serviço que ofereça um servidor disponível em 99% do tempo.

Pontos como esses são importantes na hora de escolher o software que você vai usar para emitir suas notas fiscais e garantir a organização fiscal da sua empresa. O Fast Notas, como emissor de notas fiscais de serviço, atende tudo o que foi citado acima porque foi desenvolvido para atender demandas e necessidades que as soluções do mercado, até então, não atendiam.

Dessa forma, você garante que a automação de notas fiscais entregue as facilidades prometidas e se preocupa com atividades que vão te ajudar a escalar seu negócio!

Leave a Reply

Next ArticleEIRELI: como abrir uma empresa individual de responsabilidade limitada?