Como contratar bons serviços contábeis?

Muitas pessoas desconhecem o trabalho e, consequentemente, a importância de um contador. Em alguns casos, as empresas dispensam esse trabalho, quando a lei permite (para algumas empresas a presença de um contador é obrigatória por lei).

No entanto, ainda quando há a obrigatoriedade de contratação, alguns empresários não tomam por séria essa função, fazendo contratações descuidadas, erradas e ruins. Neste artigo você vai entender a importância de bons serviços contábeis para sua empresa.

A importância da contabilidade para uma empresa

Como seria possível gerir uma empresa com intuito de lucro, sem o controle financeiro? Impossível. O contador faz exatamente isso. Ele tem a função de auxiliar no controle financeiro. Ou seja, faz os registros contábeis, cuida de documentação, abertura e fechamento de empresas, presta assessoria, faz declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, escriturações, demonstrações contábeis, análises de balanços, etc.; o contador manterá seus serviços contábeis em dia.

Com todas essas funções, o contador poderá manter sua empresa organizada, legal (de acordo com a lei) e controlada. A partir de todo esse processo de organização e gerenciamento financeiro promovido pelo contador, você, empreendedor, terá capacidade para poder firmar suas decisões em fatos verídicos e bem analisados, resultando em algo muito mais produtivo e de boas consequências.

Por que estar em dia com os serviços contábeis?

O atraso nos serviços contábeis só pode gerar um tipo de resultado: problemas!

O atraso irá denotar a falta de responsabilidade, organização, comprometimento e profissionalismo. Algum empresário seria capaz de querer essas características para seus próprios negócios? É certo que não. Além disso, os atrasos costumam acarretar encargos, como juros e dificuldades no âmbito administrativo.

Como contratar bons serviços contábeis?

Muita pesquisa e comprometimento podem ser a resposta para essa dúvida. Ao iniciar a busca por um bom serviço de contabilidade, deve-se saber o que procurar.

Existem algumas qualidades que você deve analisar no contador, escritório ou assessoria contábil, que farão suas escolhas serem mais assertivas:

  1. Procure indicações: informar-se sobre contadores é um bom começo para sua busca; se alguém de confiança indicou, vale a pena conhecer;
  2. Profissionalismo: verifique se as propagandas não são abusivas, falsas e antiéticas;
  3. Analise o sistema de comunicação: ser bem atendido é essencial. Entre em contato por todos os meios de comunicação para conhecer o atendimento (em qualidade e agilidade);
  4. Pagamento de Honorários e Tributos: o pagamento de tributos, embora organizado pelos contadores, fica a encargo da empresa. Procure entender perfeitamente como isso irá funcionar;
  5. Serviços prestados: saiba antecipadamente os produtos e serviços que irão prestar. Oferecerão relatórios? Que tipo? Com que frequência? O que se dispõem a fazer?
  6. Legalidade do Escritório ou Contador: confira nos órgãos competentes responsáveis se há credenciamento (SESCON e CRC).

Quais cuidados o empresário deve ter na hora de contratar os serviços contábeis?

Os principais cuidados você tomará seguindo as dicas do tópico anterior. Porém, há algumas questões tão importantes que devem ser ditas novamente e de forma mais esmiuçada.

Embora óbvio, um dos detalhes é: muitos contadores não fornecem nota fiscal! Você precisa exigir isso. A falta da NF pode acarretar muitos problemas para você.

Outra coisa de suma importância é saber se o contador tem a possibilidade real de atender sua empresa, devido à demanda. Muitas vezes a contabilidade aceita o serviço, mas não dá conta, acarretando seríssimos problemas para você e sua empresa.

Agora que você já sabe como escolher um bom contador, recomendamos que você procure entender um pouco mais sobre processos que, aliados ao bom serviço contábil, serão importantes para sua empresa, como as notas fiscais e o processo a automação da emissão de notas, que com certeza vão te poupar tempo e dinheiro.

 

Leave a Reply

Next ArticleQuais impostos incidem sobre as notas fiscais?