Como emitir nota fiscal eletrônica de serviço de forma automática?

Empresas do ramo de serviços podem optar por emitir notas fiscais eletrônicas (NFS-e) na grande maioria das cidades brasileiras – mas não a confunda com a Nota Fiscal Paulista ou Carioca, que servem a outros propósitos em âmbito estadual.

A NFS-e é a nota fiscal que registra as operações de serviços e que está sob fiscalização da prefeitura de sua localidade. E para emitir esse modelo de forma automática, você deve seguir o procedimento abaixo:

Obtenha o seu certificado digital

Para ter acesso ao sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é preciso ter um Certificado Digital válido para pessoa física (e-CPF) ou jurídica (e-CNPJ). Este deve ser emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pela Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil.

Você deve escolher a sua Autoridade Certificadora e contatá-la para saber qual a documentação necessária e o procedimento específico para acesso ao seu certificado digital.

Como emitir a sua NFS-e?

A emissão da NFS-e acontece por meio de um software específico, o qual pode ser oferecido pela sua prefeitura ou contratado de uma empresa desenvolvedora privada. E tudo é feito em apenas 5 minutos, dependendo da complexidade do serviço prestado e da sua conexão com a internet.

A vantagem de contar com um software privado é que a emissão da nota acontece de forma muito mais prática. Os impostos são calculados pelo sistema, parte dos campos são preenchidos automaticamente, e o envio da nota para o órgão responsável e pelo cliente acontece sem que você precise se preocupar com isso.

 

Leave a Reply

Next ArticleComo emitir nota fiscal eletrônica?