Nota fiscal online: como fazer?

A nota fiscal não precisa mais ser preparada manualmente. Hoje em dia, diversas soluções permitem a emissão online de notas fiscais, o que garante maior praticidade para o seu empreendimento.

Usando um sistema online, você não precisará se preocupar em ter um computador de última geração, já que nada, ou quase nada, ficará fisicamente instalado no mesmo. Além disso, essa é uma ótima ferramenta para quem vai até o cliente para vender – esteja você onde você estiver, desde que com acesso à internet, você poderá emitir a sua nota fiscal.

Você ganha também ao reduzir custos de impressão – já que a nota pode ser enviada por e-mail – e de armazenagem de documentos fiscais. A contabilidade também fica mais fácil, pois o sistema de emissão de notas fiscais é facilmente integrável ao seu processo de vendas, faturamento, cobrança e inventário.

Conte com um sistema confiável e versátil

Com o fim da distribuição do sistema gratuito de notas fiscais pela Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo – responsável pela solução nacionalmente, é hora de escolher um sistema privado. Com ele, você poderá continuar ou começar a emitir suas notas fiscais sem nenhum problema e de forma muito mais eficiente.

Em primeiro lugar, busque por um sistema confiável, de boa reputação no mercado. Afinal, você não quer ficar na mão na frente do seu cliente. Busque também por uma solução que seja facilmente integrável ao seu sistema de vendas, ou que ofereça este tipo de funcionalidade para você.

Verifique o certificado digital

Para emitir a sua nota fiscal online, você precisará de um certificado digital, seja este A1 ou A3. Assim, verifique qual deles é melhor para a sua empresa e se o sistema que você escolheu é compatível com ele. Se não for, ou você terá que optar por outro tipo de certificado ou por outro software.

Lembre-se de que o certificado digital é obrigatório, assim como seguir possíveis regulamentações específicas da Secretaria da Fazenda de seu estado e da natureza jurídica de sua empresa – por exemplo, a emissão de nota fiscal eletrônica pode ser facultativa para você. Por isso, reúna o maior número de informações a este respeito antes de tomar uma decisão.

Leave a Reply

Next ArticlePor que devo automatizar o faturamento da minha empresa?