O que são e para que servem as Notas Fiscais?

As notas fiscais são elementos muito importantes para os comércios e as empresas. Entender do que se trata, sua finalidade, sua legalidade, importância e seus benefícios, é algo que todos que exercem atividade mercantil devem saber.

Existe diferença entre os modelos de notas fiscais. As empresas de serviços, por exemplo, precisam emitir a NFS-e, que são as Notas Fiscais de Serviço eletrônicas que calculam os impostos sobre os serviços prestados pela empresa.

Entendendo a necessidade de conhecer essas questões básicas sobre a nota fiscal, elaboramos um artigo especial para você compreender e aplicar na prática os conhecimentos, melhorando seu negócio.

O que são e para que servem as Notas Fiscais?

As notas fiscais, como o próprio nome já diz, são documentos fiscais responsáveis por fazer o registro de transferência de propriedade de determinado bem ou registrar uma atividade comercial que envolva uma empresa. No entanto, não são necessárias somente nas atividades mercantis, mas também nas atividades de transferência de propriedade, como doações, transporte de bens, empréstimos, prestação de serviço não remunerado, etc.

Além disso, as notas fiscais servem para conferir o devido pagamento de impostos e tributos. Sendo assim, a não emissão da nota fiscal pode caracterizar sonegação fiscal.

Em suma, a Nota Fiscal serve para documentar o registro de transações e compor o recolhimento de impostos.

Emitir nota fiscal é obrigatório?

Como vimos, as NF’s servem para, além de outras coisas, compor o “processo” e fiscalização do pagamento de impostos. Por meio das notas fiscais, o governo consegue verificar se está havendo o devido pagamento de impostos. Uma vez que a não emissão das notas caracterize crime, a emissão é sim uma obrigatoriedade estipulada pelo governo!

Por que a Nota fiscal é importante?

Por um lado, a partir da nota fiscal é possível fazer um apoio ao controle de entradas e saídas, verificar impostos, quantidade pagas (e se estão corretas), lucros, quantidade de vendas e estatísticas em geral. Pelo outro, é importante não só para os registros internos, mas essencial e obrigatório para estar legalmente regularizado (estar de acordo com as leis). Não se trata de uma opção, mas sim de uma obrigação seríssima!

Como a nota fiscal beneficia uma empresa?

A emissão da nota fiscal é algo essencial para o devido funcionamento de qualquer empreendimento legal e correto. Assim, em primeiro plano, a emissão de notas fiscais torna o seu negócio legal, de acordo com as exigências normativas. Fora isso, traz alguns outros benefícios para o empreendedor e para empresa, como:

  • Gera confiança e credibilidade: ao emitir as notas, você mostra ao cliente que não se trata de qualquer empresa ou negócio, mas sim de um empreendimento sério, de confiança e de acordo com as leis. Ou seja, uma aquisição segura.
  • Facilidade na contabilidade: as notas fiscais são a base para os cálculos da contabilidade financeira da empresa, são referências para manter a contabilidade correta. Isso facilita não só para você, mas também para os terceiros que tiverem interesse em analisar sua empresa.
  • Adequação à lei: como dissemos anteriormente, emitir é sua obrigação legal. A falta de emissão pode configurar crime, denegrindo a imagem da sua empresa e gerando um grande prejuízo monetário.

Agora que você já sabe a importância de uma NF, precisa saber as facilidades que a automatização do processo de emissão pode trazer para sua empresa. Nós falamos disso neste artigo. Por exemplo, automatizando essa tarefa por meio de um software completo você consegue fazer toda a emissão, criação de relatórios, etc., para otimizar o seu negócio e crescer cada vez mais.

Leave a Reply

Next ArticleO que você precisa saber antes de abrir uma empresa