Qual certificado digital ideal para minha empresa?

O certificado digital é um elemento fundamental para a emissão de diversos tipos de documentos eletrônicos. É este arquivo que irá validar a identidade do seu portador (pessoa física ou jurídica) e permitir que o mesmo realize transações à distância.

No caso de empresas, ele é exigido para a geração de notas fiscais eletrônicas (NF-e). Sem ele, este documento obrigatório para todas as empresas que apresentam lucro real ou presumido não pode ser emitido – o que irá causar problemas dos mais variados em termos legais e contábeis.

Existem diversos tipos de certificados digitais voltados para a NF-e, sendo os mais usados o A1 e o A3. Veja a seguir como decidir qual deles é o ideal para a sua empresa:

A1: para quem quer mais flexibilidade e pagar menos

O A1 é um tipo de arquivo eletrônico, o qual é instalado diretamente no sistema operacional. Assim, você não precisa ter um token (o qual costuma ser em estilo pen drive, conectando-se ao computador via USB) ou um leitor (tipo SmartCard) para que ele funcione – e ele pode ser usado em mais de um computador ao mesmo tempo.

Por sua flexibilidade, ele é ideal para quem precisa de algo que funcione com qualquer sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. Ele também é mais barato do que o A3.

Mas, como nem tudo são flores, o A1 só tem validade de 12 meses – ou seja, você terá que comprá-lo anualmente – e não é tão seguro quanto o A3.

A3: para quem quer algo mais seguro e de maior duração

O A3 funciona juntamente com um dispositivo físico, seja um leitor ou token. Ele é considerado como mais seguro que o A1, por exigir uma senha para ser utilizado, entre outros fatores.

Além disso, ele pode ser adquirido com validade de 36 meses, o que o torna mais barato a longo prazo, apesar deste ser um pouco mais caro que o A1.

Assim, o A3 é ideal para quem não quer ter problemas de segurança e não quer ter que se preocupar em comprar um novo certificado digital a cada ano. Por outro lado, verifique se o seu software de emissão de NF-e é compatível com ele antes de comprá-lo.

Além disso, saiba que ele só funciona em um computador e programa por vez, e que se você errar a senha por três vezes terá o certificado inutilizado (e terá que pagar por ele novamente).

Leave a Reply

Next ArticleNota fiscal online: como fazer?