Qual o melhor certificado para emitir nota fiscal eletrônica?

Como você já deve saber, para emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) você precisa de um certificado digital. Este tem como objetivo validar a sua assinatura na nota antes que ela seja transmitida para a Secretaria da Fazenda, garantindo a veracidade das informações prestadas e evitando fraudes.

No entanto, existe mais de um tipo de certificado digital, e você pode estar tentando decidir qual o melhor para a sua empresa. Assim, vamos apresentar aqui os dois tipos mais comuns para que você possa fazer uma escolha mais consciente: o A1 e o A3.

A1: Arquivos simples

O A1 é um certificado criado no formato de arquivos simples, o qual é armazenado no próprio computador. Não requer nenhum equipamento específico para assinatura, e ficará sob a sua responsabilidade garantir a segurança do arquivo e fazer cópias do mesmo. Ainda assim, por conta da sua flexibilidade, trata-se de uma solução bastante utilizada.

A3: Certificados digitais portáveis

O A3 é um certificado digital portável, o qual é armazenado em “tokens” ou “smartcards”. Este só pode ser acessado por meio de leitor específico, o qual você precisa adquirir com o mesmo. De forma a garantir a alta segurança do sistema, a digitação de senha é sempre obrigatória, e não é possível exportar a chave privada do certificado.

Verifique os requisitos de seu sistema

Apesar de, aparentemente, ficar a seu critério escolher o certificado digital que lhe convém, você terá que levar em consideração os requisitos do sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas que você estará usando.

Isto porque alguns softwares podem necessitar da flexibilidade que apenas o A1 pode dar, por exemplo – na verdade, poucos são aqueles compatíveis com o certificado A3, por conta das restrições impostas para a manutenção da segurança.

Leave a Reply

Next ArticleO que é certificado digital e para que serve?