Vale a pena automatizar a emissão de NFs-e?

A Nota Fiscal é obrigatória para todos os empresários, no entanto, sua emissão não costuma ser assim tão fácil – o que torna o trabalho todo algo muito complicado, chato, caro, e, em alguns casos, implica em mais encargos para o empresário.

Neste breve artigo, vamos falar sobre a automatização do processo de emissão de notas fiscais. Como funciona? Será que vale a pena?

Emissão de Notas Fiscais Manual

A emissão de notas fiscais manual demanda um trabalho árduo, fixo, rigoroso e dispendioso, pois envolve: preencher o cadastro de forma manual, fazer os cálculos de impostos, emitir as notas e, também, o envio para os clientes.

Mas, para que se tenha um bom controle orçamentário da empresa, é importante ter também alguns dados, como relatórios de valores, notas emitidas, impostos, etc., e o devido armazenamento das notas fiscais.

O trabalho de emissão manual não é pouco, muito menos fácil, por isso, tem diminuído nos últimos tempos. Afinal, hoje as empresas precisam se preocupar com outros processos e isso exige agilidade e tempo, não é mesmo? É aí que entra a emissão automática.

Emissão Automática de Notas Fiscais

O processo automático é tão simples que quase não se tem o que falar. Em primeiro lugar, percebemos que aumenta a praticidade sem que haja necessidade de análise ou geração de relatórios manual, cálculos, emissão, envio de notas, cadastro, etc.

Todos os processos são feitos automaticamente, gerando uma comodidade enorme para o empreendedor. Com essa praticidade, tem-se, também, a otimização de tempo – tempo esse que poderá ser investido em atividades mais importantes que envolvem planejamento e estratégias que vão melhorar o negócio. Sendo assim, a facilidade e agilidade geradas pela automatização da emissão de notas fiscais são incontestáveis!

Emissão Manual ou Emissão Automática. Qual é melhor (R$)?

Uma grande dúvida que permeia os empresários, principalmente entre pequenas e médias empresas é: o que vale mais a pena, emitir de forma manual ou automática? Nós vamos resolver essa dúvida.

Tempo é dinheiro?

Antes de tudo, precisamos observar o tempo gasto para emissão de notas fiscais manual, o trabalho, estresse e como isso toma tempo. Emitir uma Nota Fiscal no site da prefeitura leva, no mínimo, um minuto e meio. Enquanto que a emissão de uma nota automática leva 5 segundos – isso quando o funcionário precisa apertar algum botão no sistema, mas essa necessidade é rara.

Digamos que sua empresa já tenha uma quantidade considerável de notas fiscais que devem ser emitidas constantemente. Bem, nesse caso, é certo que grande parte do tempo (seu ou de algum funcionário) será destinado para esse trabalho. Se tempo é dinheiro (e é!), enquanto você emite notas manualmente, pode estar deixando de faturar por ter que se preocupar com uma coisa que é simples de resolver com automação. Logo, é um péssimo negócio!

Preço por hora/homem e preço por emissão automática

Além do tempo gasto para emitir notas, manualmente analisar os valores gastos por cada um é algo de suma importância. Para um pagamento de salário mínimo, você deverá pagar, pelo menos, R$ 4,26 por hora, agora, imagine quantas horas demorará para você poder emitir todas suas notas fiscais. Se tiver poucos clientes/vendas, será rápido (e, portanto, relativamente barato).

No entanto, caso seu negócio esteja em crescimento constante, terá problemas em breve, pois os gastos ficarão muito altos.

Os custos para contratar uma plataforma de emissão adequada costumam ser muito menores quando comparados aos valores pagos para algum trabalhador.

Otimização dos serviços financeiros

Outro fator-chave para analisar se você precisa ou não de um serviço de emissão automática de NF, é sua otimização de serviços financeiros.

Os serviços financeiros em uma empresa são fundamentais para o sucesso. Somente com isso se sabe quanto dinheiro vai para impostos, vendas, compras, etc.

Se, na sua empresa, os relatórios de vendas, impostos, quantidade de NFs emitidas, etc., estiverem bagunçados ou não existirem, você tem duas opções: começar a organizar manualmente agora mesmo ou contratar um serviço para tal tarefa.

Afinal, vale ou não automatizar a emissão de notas ficais de serviço?

Agora que você já conhece todos os detalhes, é importante ponderar sua necessidade. A emissão manual sempre irá tomar mais tempo, correr mais riscos de erros nos cálculos, armazenagem e gerência (relatório, por exemplo).

Além disso, o valor pago para uma equipe responsável pela emissão é sempre maior do que o valor pago por um simples software que pode resolver tudo sozinho.

Para tirar a dúvida e dar um fôlego para seu negócio crescer, é importante fazer pesquisas e orçamento. O Fast Notas é especializado nessa área, assim você poderá orçar melhor seus gastos e escolher o melhor para seu negócio.

Emita notas fiscais automaticamente para agilizar suas vendas.

Leave a Reply

Next ArticleO que são e para que servem as Notas Fiscais?